A cidade

Cercada por serras de uma beleza ímpar, Taquaritinga do Norte é uma pacata e aconchegante cidade pernambucana que abriga um dos mais fantásticos cenários para a prática de esportes radicais e ecoturismo no Brasil, onde o clima de montanha, que no inverno atinge 9ºC, proporciona a moradores e turistas uma eterna sensação de bem estar com a vida.

Carinhosamente conhecida como a "Dália da Serra", face a predominância desta flor que se desenvolve de forma harmoniosa junto a palmeiras imperiais, figueiras e plantas diversas, Taquaritinga tem nas praças Antônio Pereira e Padre Otto Sailer, esta recém-reformada, autênticos cartões postais da cidade, onde o equilíbrio estético entre o verde e a moderna arquitetura encantam os visitantes.

Localizada a apenas 152 Km do Recife, a Dália da Serra é o local ideal para quem quer fugir da estressante rotina da capital e desfrutar de passeios a serras e mirantes, onde o verde e o ar puro e frio, oxigenam até os pulmões do mais estressado turista.

Chegando em Taquaritinga, vale a pena conhecer a Serra da Taquara que, com 1.086 metros de altitude, é o segundo ponto mais alto do Estado. Nela está localizada a Rampa do Pepê, um dos points do vôo livre nacional, considerada uma das 3 melhores plataformas para o vôo de asa delta no país. Também é indispensável caminhar pelas trilhas de acesso aos mirantes do Cumbe, do Cruzeiro e do Estreito onde, além do visual paradisíaco, o turista pode contemplar o mais belo por do sol.

Saindo da região serrana, o turista pode desfrutar do parque Aquático Encontro das Águas, um dos maiores atrativos do turismo local, e também conhecer:

Além dos atrativos já citados, também merecem uma visita a Pedra da Figura, o Mirante da Pedra da Lua, a Barragem de Mateus Vieira, o Parque Araguaia (considerado o mais moderno parque de vaquejada do Brasil) e inúmeras trilhas ecológicas, oque torna um final de semana pouco tempo para o turista desfrutas de todos os encantos da Dália da Serra.

esportes - Para os amantes dos esportes radicais, Taquaritinga é considerada o "point" estadual para a realização de Enduro, Montain Bike, provas de regularidade e outras modalidades onde o contato com a natureza e o relevo acidentado valorizam ainda a prática de esportes relacionados ao meio ambiente.

Aproveitando a vocação natural para o ecoturismo e para a prática de esportes radicais, o campeonato de Motocross, o Enduro das Serras e a Cavalgada Ecológica enriquecem o amplo calendário municipal de eventos que tem início em janeiro com a Festa do Padroeiro Santo Amaro, prosseguindo em março com a Festa de São José (Pão de Açúcar) e a Feirarte, realizada na Semana Santa. Em maio é comemorada Emancipação política, ficando junho destinado ao forró em todo o município.

O frio segundo semestre começa quente! Em agosto é realizada a tradicional Festa das Dálias, última etapa do Circuito, evento maior de Taquaritinga prestigiado anualmente por mais de 70 mil pessoas. Setembro é o mês do Carnaval fora de época que será reativado este ano. A Caminhada Ecológica ocorrerá em Outubro, juntamente com a Festa do Café, ficando novembro reservado para a realização do Circuito de Vôo Livre.
Fonte: Pernambuco.com